奇經八脈 Qi Jing Ba Mai

Canais Extraordinários

Os oito canais de energia extraordinários são os Canais de Energia Du, Ren, Chong, Dai. Yangqiao, Yinqiao, Yangwei e Yinwei. São dife­rentes dos doze canais de energia regulares porque nenhum deles pertence aos órgãos Zang e se comunica com os órgãos Fu ou pertence aos órgãos Fu e se comunica com os órgãos Zang.

E não estão exterior-interiormente rela­cionados. Separadamente do Canal de Ener­gia Du e Ren que têm seus pontos de Acupuntura próprios, os canais de energia extraordinários compartilham seus pontos com outros canais de energia regulares. Fortalecendo a associação entre os canais de energia, assumem a responsabilidade em controlar, unir, armazenar e regular o Qi e o sangue de cada canal de energia.

Du Mai 督脉

Vaso Governador
Correndo ao longo da linha média das cos­tas e ascendendo até a cabeça e face, o Canal de Energia Du relaciona-se com todos os Ca­nais de Energia Yang. É descrito, então, como “o mar dos Canais de Energia Yang". Sua fun­ção é governar o Qi de todos os Canais de Energia Yang.

TRAJETO
O Canal de Energia Du surge do abdome in­ferior e emerge do períneo . Então, estende-se posteriormente ao longo do interior da coluna espinhal até o Fengfu (Du-16) na nuca, onde entra no cérebro. Posteriormente, ascende ao vértice e curva-se ao longo da fronte para a coluna do nariz. Os pontos coalescentes do Canal de Energia Du são Fengmen (B-12) e Huiyin (Ren-1).

Ren Mai 任脉

Vaso Concepção
Correndo ao longo da linha média do ab­dome e tórax, estendendo-se para cima até o queixo, o Canal de Energia Ren encontra-se com todos os Canais de Energia Yin. Assim, é chamado “o mar dos Canais de Energia Yin". Sua função é a de receber e manter o Qi dos Canais de Energia Yin.

TRAJETO
O Canal de Energia Ren começa dentro do abdome inferior e emerge do períneo . Estende-se anteriormente para o região púbica e ascende ao longo do interior do abdome, passando pelo Guanyuan (Ren-4) e outros pontos ao longo da linha média dianteira para a gar­ganta . Ascendendo mais adiante, curva-se ao redor dos lábios , atravessa a bochecha e entra na região infra-orbital (Chengqi, E-1). Os pontos coalescentes do Canal de Energia Ren são Chengqi (E-1) e Yinjiao (Du-28) 

Chong Mai 冲脉

VASO PENETRADOR
O Canal de Energia Chong estende-se paralelamente ao Canal de Energia do Rim - Shaoyin do Pé até a região infra orbital. Encontrando-se com os doze canais de energia regulares, é de­
nominado “o mar dos doze canais de energia re­gulares” ou “o mar do sangue”. Sua função é de ser reservatório do Qi e do sangue dos doze ca­nais de energia regulares.

TRAJETO
O Canal de Energia Chong começa dentro do abdome inferior e emerge do períneo. Ascen­dendo, estende-se na coluna espinhal, onde seu ramo superficial atravessa a região de Qichong (E-30) e se comunica com o Canal de Energia do Rim - Shaoyin do Pé. Correndo ao longo de ambos os lados do abdome, sobe à garganta e se curva ao redor dos lábios.
Os pontos coalescentes do Canal de Energia Chong são Huiyin (Ren-1), Henggu (R-11), Dahe (R-12), Qixue (R-13), Siman (R-14), Zhongzhu (R-15), Huangshu (R-16), Shangqu (R-17), Shiguan (R-18), Yindu (R-19), Futonggu (R-20) e Youmen (R-21)

Dai Mai 带脉

Vaso da Cintura 
O Canal de Energia Dai, que se origina no hipocôndrio e circula a cintura como um cinto, executa uma função de ligar todos os canais de energia.

TRAJETO
O Canal de Energia de Dai origina-se abaixo da região hipocondríaca e corre obliquamente para baixo pelo Daimai (VB-26), Wushu (VB-27), e Weidao (VB-28) . Corre transversalmente ao redor da cintura, como um cinto. Os pontos coalescentes do Canal de Energia Dai são Daimai (VB-26), Wushu (VB-27) e Weidao (VB-28)

Yang Qiao Mai 阳跷脉

Vaso Yang do Calcanhar
O Canal de Energia Yangqiao começa no as­pecto lateral do calcanhar e se funde ao Canal de Energia Taiyang do Pé para ascender, enquan­to o Canal de Energia Yinqiao começa no aspec­to medial do calcanhar e se funde ao Canal de Energia Shaoyin do Pé para subir. Seguindo seus próprios cursos, os dois canais de energia encontram-se no canto interno do olho. Regular os movimentos dos membros inferiores são suas funções conjuntas.


TRAJETO
O Canal de Energia Yangqiao começa do lado lateral do calcanhar (Shenmai, B-62) em Pushen (B-61) . Corre para cima ao longo do maléolo externo e passa a borda posterior da fibula. Estende-se, então, para frente ao longo do lado lateral da coxa e lado posterior do hipocôndrio até a dobra axilar posterior. De lá, difunde-se para cima até o ombro e ascende ao longo do pescoço ao canto da boca. Então, entra no canto interno do olho {Jingming, B-1) para se comunicar com o Canal de Energia Yinqiao. Correndo mais adiante para cima ao longo do Canal de Energia da Bexiga - Taiyang do Pé até a fronte, encontra-se com o Canal de Energia da Vesícula Biliar - Shaoyang do Pé no Fengchi (VB-20) . Os pontos coalescentes do Canal de Energia Yangqiao são Shenmai (B-62), Pushen (B-61), Fuyang (B-59), Juliaodo Fêmur (VB-29), Naoshu (ID-10), Jianyu (IG-15), Jugu (IG-16), Dicang (E-4), Juliao (E-3), Chengqi (E-l), Jingming (B-l) e Fengchi (VB-20).

Yin Qiao Mai 阴跷脉

Vaso Yin do Calcanhar
O Canal de Energia Yangqiao começa no as­pecto lateral do calcanhar e se funde ao Canal de Energia Taiyang do Pé para ascender, enquan­to o Canal de Energia Yinqiao começa no aspecto medial do calcanhar e se funde ao Canal de Energia Shaoyin do Pé para subir. Seguindo seus próprios cursos, os dois canais de energia encontram-se no canto interno do olho. Regular os
movimentos dos membros inferiores são suas funções conjuntas.

TRAJETO
O Canal de Energia Yinqiao começa no as­pecto posterior do osso navicular (Zhaohai, R-6). Ascendendo até a porção superior do maléo­lo medial, corre diretamente para cima ao lon­go da borda posterior do aspecto mediai da coxa até a genitàlia externa. Então, estende-se para cima ao longo do tórax até a fossa su­raclavicular e corre, mais adiante, para cima.lateralmente ao pomo-de-Adão, em frente ao Renying (E-9) e, depois, ao longo do zigoma. De lá, alcança o canto interno do olho (Jingming, B-1) e se comunica com o Canal de Energia Yangqiao.
Os pontos coalescentes do Canal de Energia Yinqiao são Zhaohai (R-6) e Jiaoxin (R-8).

Yang Wei Mai 阳维脉

Vaso Yang de Conexão

O Canal de Energia Yangwei está conectado com todos os Canais de Energia Yang e domi­na o exterior do corpo inteiro; o Canal de Energia Yinwei está conectado com todos os Canais de Energia Yin e domina o interior do corpo intei­ro. Os dois canais de energia regulam o fluxo de Qi nos Canais de Energia Yin e Yang e ajudam a manter a coordenação e o equilíbrio entre estes.

TRAJETO
O Canal de Energia Yangwei origina-se do calcanhar (Jinmen, B-63) e emerge do maléo­lo externo. Ascendendo ao longo do Canal de Energia da Vesícula Biliar - Shaoyang do Pé, atra­vessa a região do quadril. Então, corre, mais adiante, para cima ao longo do aspecto posterior das regiões hipocondríaca e costal e aspecto posterior da axila até o ombro e fronte. Vira, então, até a parte de trás do pescoço, onde se comunica com o Canal de Energia Du (Fengfu,Du-16 e Yamen, Du-15) . Os pontos coalescentes do Canal de Energia Yangwei são Jinmen (B-63), Yangjiao (VB-35), Naoshu (ID-10), Tianliao (SJ-15), Jianjing (VB-21), Benshen(VB-13), Yangbai(VB-14), Tou!ínqi(VB-15), Muchuang (VB-16), Zhengying (VB-17), Chengling (VB-18), Naokong (VB-19), Fengchi(VB-20), Fengfu (Du-16) e Yamen (Du-15).

Yin Wei Mai 阴维脉

Vaso Yin de Conexão

O Canal de Energia Yangwei está conectado com todos os Canais de Energia Yang e domi­na o exterior do corpo inteiro; o Canal de Energia Yinwei está conectado com todos os Canais de Energia Yin e domina o interior do corpo intei­ro. Os dois canais de energia regulam o fluxo de Qi nos Canais de Energia Yin e Yang e aju­dam a manter a coordenação e o equilíbrio entre estes.

TRAJETO
O Canal de Energia Yinwei começa do as­pecto mediai da perna (Zhubin, R-9) e ascen­de ao longo do aspecto mediai da coxa até o ab­dome para comunicar-se com o Canal de Energia do Baço-Pâncreas - Taiyin do Pé. Então, corre ao longo do tórax e se comunica com o Canal de Energia Ren no pescoço (Tiantu, Ren-22 e Lianquan, Ren-23). Os pontos coalescentes do Canal de Energia Yinwei são Zhubin (R-9), Fushe (BP-13), Daheng (BP-15), Fuai (BP-16), Qimen (F-14), Tiantu (Ren-22) e Lianquan (Ren-23).

Os 15 COLATERAlS 

Cada um dos 12 meridianos regulares, bem como os meridianos Ren e Du tem um colateral e. juntamente com o colateral maior do baço, são conhecidos em conjunto como "os 15 colaterais"- denominados de acordo com o luo respectivo (significando, neste caso, pontos "de conexão") donde derivam.

Os colaterais dos 12 meridianos regulares nos quatro membros (abaixo do ombro e articulações do joelho) se encaminham a seus meridianos correlatos exterior-interiormente. O colateral das ramificações do Ren se bifurca a partir do ponto Jiuwei (Ren-15) e se dispersa no abdomen; o colateral das ramificações do Du se bifurca a partir do ponto Changqiang (Du-1), dispersando-se na cabeça e anexando-se bilateralmente ao meridiano da bexiga do Taiyang do pé. O maior colateral das ramificações do baço se desliga a partir do ponto Dabao (BP-21).

Dispersando-se no tórax e hipocôndrio. Entre todos os colaterais do corpo estes 15 são os maiores. enquanto aqueles que correm superficialmente são conhecidos como "colaterais superficiais" e seus esboços de ramificação são conhecidos como "colaterais diminutos" ou "subcolaterais". que são incontáveis e se espalham pelo corpo todo.  

Os 12 MERIDlANOS DIVERGENTES 

Os 12 meridianos divergentes se bifurcam a partir dos 12 meridianos regulares e percorrem o corpo em profundidade. A maioria deles deriva dos meridianos regulares nas regiões dos membros e, então, penetra nas cavidades torácica e abdominal. Os meridianos divergentes dos meridianos yang se conectam com os órgãos zangfu aos quais os meridianos yang pertencem. Após penetrar no tórax e abdômen, e então emergem nas costas. Os meridianos divergentes dos meridianos yang se conectam com os,meridianos yang. porém os meridianos divergentes dos meridianos yin se conectam com os meridianos yang relacionados exterior-interiormente aos meridianos yin; portanto os 12 meridianos divergentes podem ser emparelhados em "seis convergências".  

Os meridianos divergentes da bexiga Taiyang do pé e rim Shaoyin do pé, após se bifurcarem na fossa poplítea, se endereçam aos rins e bexiga, sobem para emergir na nuca e, finalmente, convergem no meridiano da bexiga Taiyang do pé. Os meridianos divergentes da vesícuIa biliar Shaoyang do pé e fígado Jueyin do pé se ramificam a partir dos membros inferiores, ascendem à região púbica, penetram e se conectam com o fígado e vesícula biliar, ascendem para se conectar com os olhos e, finalmente. convergem com o meridiano da vesícula biliar Shaoyang do pé. Os meridianos divergentes do estômago Yangming do pé e baço Taiyin do pé.


Após se ramificarem a partir da coxa. penetram e se conectam com o baço e o estômago. então sobem ao lado do nariz e, finalmente, convergem com o estômago Yangming do pé. Os meridianos divergentes do intestino delgado Taiyang da mão e coração Shaoyin da mão.  Após se bifurcarem a partir da fossa axilar. penetram e se conectam com o coração e intestino delgado. depois sobem e emergem no canto interno do olho e finalmente, convergem com o intestino delgado Taiyang da mão.  Os meridianos divergentes de Sanjiao Shaoyang da mão e pericárdio Jueyin da mão. após se bifurcarem a partir dos meridianos regulares a que pertencem entram no tórax e se conectam com Sanjiao, e então ascendem e emergem atrás da orelha para finalmente convergir com Sanjiao Shaoyang da mão. Os meridianos divergentes do intestino grosso Yangming da mão e pulmão Taiyin da mão, após se bifurcarem a partir dos meridianos regulares a que pertencem.

Penetram e se conectam com o pulmão e o intestino grosso, ascendem e emergem na fossa supraclavicular para. finalmente. convergir com o intestino grosso Yangming da mão. Através do percurso de sua ramificação, penetrando, emergindo e convergindo. os meridianos divergentes reforçam as conexões entre os órgãos zangfu.  Tornam mais estreita a relação entre os 12 meridianos regulares e outras partes do corpo e ampliam a gama de indicaçôes para os meridianos e pontos de acupuntura. Por exemplo. os meridianos divergentes dos meridianos yin convergem com seus meridianos yang correlatos exterior-interiormente, fortalecendo.

Portanto. a relação entre os meridianos yin e a cabeça e face. Eis porque os pontos de acupuntura dos três meridianos yin da mão e os três meridianos yin do pé são indicados nas enfermidades da cabeça e face e órgãos dos sentidos - exemplo, para dor de cabeça, podem ser selecionados Taiyuan (P-9) e Lieque (P-7); para dor de dente e distúr-
bios da garganta. podem ser empregados Taixi (R-3) e Zhaohai (R-6).

AS 12 REGIÕES MUSCULARES 

As 12 regiões musculares são a rede através da qual o qi dos 12 meridianos regulares se recolhe nos músculos. tendões e articulações; elas são partes de conexão periférica dos 12 meridianos regulares. A distribuição das 12 regiões musculares é basicamente a mesma que o trajeto e distribuição dos 12 meridianos regulares, originando-se a partir das extremidades dos membros, ascendendo à cabeça e tronco.

No entanto. correm superficialmente, sem penetrar nos órgãos internos. mas se recolhendo às articulações e ossos.  As três regiões musculares yang do pé se iniciam a partir dos artelhos, subindo ao longo do aspecto lateral da coxa. e se juntam na face. As três regiões yin do pé têm início a partir dos arte lhos, subindo ao longo do aspecto medial da coxa e se vinculam na região genital (abdómen).

As três regiões musculares yang da mão têm início a partir dos dedos sobem ao longo do aspecto lateral do braço e se unem no canto da testa. As três regiões musculares yin da mão principiam nos dedos, ascendem ao longo do aspecto medial do braço e se unem no tórax.  

Apesar disso, ao longo de seus percursos de distribuição, as regiões musculares também se unem aos ossos e articulações do tornozelo, área poplítea,joelho, coxa, fêmur, pulso,cotovelo, braço, axila, ombro e pescoço. Mais especificamente, a região muscular do Jueyin do pé, além de se unir na região genital, estabelece comunicação com outras regiões musculares.

Como definido no "Plain Questions": "As regiões musculares possuem principalmente, a função de manter juntos todos os ossos e articulações do corpo e sua gama normal de motilidade".  

AS 12 REGIÕES CUTÂNEAS

As 12 regiões cutãneas se referem a locais através dos quais as atividades funcionais dos 12 meridianos regulares se manifestam na porção superficial do corpo e através das quais o qi e o sangue dos meridianos são transferidos à superficie do corpo.
As regiões cutãneas são 12 áreas distintas na superfície do corpo, dentro dos domínios dos 12 meridianos regulares. Como citado no "Plain Questions":  "as regiões cutãneas são parte do sistema meridiano localizado na camada superficial do corpo.  
As regiões cutãneas são marcadas pelos meridianos regulares". Desde que as regiões cutãneas são parte mais superficial dos tecidos do corpo. Detêm a função protetora do organismo.

Programação e Design 
Ephraim Ferreira Medeiros

Toda informação contida nesse portal pode ser copiada e reutilizada livremente desde que seja citada as fontes.