Diretrizes sobre intervenção na acupuntura e moxabustão para COVID-19

dom, 22 de mar de 2020

O COVID-19 é uma doença infecciosa respiratória aguda, altamente infecciosa e geralmente suscetível e representa uma séria ameaça às pessoas Vida e saúde. Foi incluído nas doenças infecciosas da classe B prescrito na Lei da República Popular da China sobre Prevenção e Tratamento de Doenças Infecciosas , e é gerenciado de acordo com a classe A doenças infecciosas.

COVID-19 pertence à categoria de doença “epidêmica” em Medicina Chinesa Tradicional. Por milhares de anos, o chinês tradicional medicina acumulou uma rica experiência no tratamento médico a longo prazoprática de combate à epidemia. Como uma parte importante do Medicina Tradicional Chinesa, a Acupuntura-moxabustão tem suas próprias características e vantagens únicas, e tornou importante contribuições na história da epidemia na China. Existem relacionados registros de acupuntura e moxabustão para prevenção de epidemias e tratamento em literaturas clássicas da MTC. Por exemplo, Sun Simiao, médico na dinastia Tang, apresentada em seu livro Beiji Qianjin Yao Fang (Prescrição no valor de mil em ouro para todas as emergências) “, que viajam para áreas de doenças infecciosas geralmente precisam de moxabustão e moxabustão purulenta, para que não sejam infectados pela malária e quente malária “. No compêndio da Matéria Médica , Li shizhen, médico do Dinastia Ming, elaborada, “Artemisia argyi … Moxabustão pode suavizar a patência do meridiano, curar centenas de doenças e curar pessoas que sofrem doença prolongada. “Esses dois livros registram que a acupuntura pode prevenir e tratar doenças infecciosas. Clínica e experimental moderna estudos mostram que a acupuntura-moxabustão pode regular o ser humano função imune e atua sobre anti-inflamatórios e anti-infecções. A acupuntura-moxabustão desempenha um papel ativo na prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Diante do COVID-19, os chineses terapia de acupuntura e moxabustão participou ativamente prevenção e controle, e alcançou bons resultados. Com mais compreensão do COVID-19 e acumulação de experiência clínica em terapia de acupuntura e moxabustão, de acordo com Diagnóstico e Plano de Tratamento para COVID-19 (versão de teste sexta) Sugestões sobre Reabilitação da MTC durante a convalescença do COVID-19 (versão de teste) emitido pelo Escritório Geral da Comissão Nacional de Saúde e pela Escritório Geral da Administração Nacional de Chinês Tradicional Medicina, formamos Diretrizes sobre Acupuntura e Moxabustão Intervenção para COVID-19 (segunda edição) para trabalhadores médicos em implementação de acupuntura e orientação dos pacientes em casa.

Ⅰ Princípios de intervenção na acupuntura

Ⅰ Durante a epidemia, o trabalho de intervenção em acupuntura deve ser subordinado à situação geral e realizado metodicamente sob a orientação de instituições médicas em todos os níveis. Durante o tratamento com acupuntura,o trabalho deve ser estritamente implementado de acordo com os requisitos de quarentena e desinfecção. Acupuntura para tratamento confirmado e casos em recuperação, vários pacientes podem ser tratados na mesma sala; enquanto para casos suspeitos, pacientes diferentes devem ser tratados em salas separadas. Durante a oxigenoterapia de suporte respiratório, a moxabustão pode ser usada sob condições seguras.

Ⅱ O diagnóstico clínico, estadiamento, classificação e síndrome diferenciação de MTC para COVID-19 deve seguir o COVID-19 plano de diagnóstico e tratamento emitido pelo Escritório Geral da Comissão de Saúde e Escritório Geral da Administração Nacional de medicina tradicional chinesa. Ao mesmo tempo, as características de acupuntura deve ser totalmente considerada para fazer a acupuntura intervenção mais pertinente. O COVID-19 é uma das “cinco epidemias” e é geralmente suscetível. “todos são fáceis de serem infectados, independentemente da idade, e os sintomas são semelhantes. “A epidemia entrou no corpo humano através boca e nariz, e a maioria deles invade o pulmão primeiro, depois o baço, estômago e intestino grosso, e as lesões eram relativamente leves; um pequeno parte deles passa para o pericárdio, fígado e rim, e se torna doente em estado crítico. A doença muda rapidamente e tem uma patogênese central clara e evolução da síndrome. A acupuntura estimulará os pontos de acupuntura no membros através das vísceras internas do meridiano e ramos colaterais externos, e esmagar diretamente o nidus para estimular e fortalecer as vísceras e seus Qi, para que o mal invasor das epidemias possa ser separado e expulso. A acupuntura também deve estimular o Qi, melhorando a autoproteção de vísceras e para reduzir os danos dos órgãos causados pela epidemia.

Ⅲ A intervenção de acupuntura, de acordo com a evolução do patogênese, será dividido em três fases – fase de observação médica, fase de tratamento clínico e fase de convalescença. Através de diferenciação das síndromes de órgãos e meridianos, o tratamento será aplica-se principalmente aos pontos de acupuntura principais correspondentes a outros pontos de acupuntura sintomas clínicos, com respeito ao princípio de “menos é mais”. A operação de acupuntura e moxabustão será selecionada conforme apropriado de acordo com as condições específicas, seguindo o princípio da conveniência, simples, seguro e eficaz. Criaremos condições adequadas e nos esforçaremos para desempenhar o papel da acupuntura em todas as etapas clínicas. Acupuntura pode ser usada juntamente com fitoterápicos na fase de tratamento clínico para reproduzir o papel de sinergia da acupuntura. O tratamento dos pacientes em recuperação deve dar a desempenhar plenamente o papel central da acupuntura. Recomendamos estabelecer novas clínicas de reabilitação baseadas em acupuntura para COVID-19.

Ⅳ A escolha de pontos e métodos baseia-se na evidência de literaturas antigas, pesquisas clínicas e básicas modernas e incorpora resultados da pesquisa em acupuntura mostrados em estudos anteriores sobre a melhoria do pulmão função, regulando a imunidade inata, anti-inflamatório e pro-fatores inflamatórios, ativando o anti-inflamatório vagal-colinérgico via e regular o sistema respiratório e superar os danos de inflamação pulmonar.

Ⅴ Sob a orientação de profissionais de acupuntura, os pacientes devem ser encorajado a realizar moxabustão, aplicação de pontos de acupuntura, massagem etc. usando a Internet, terminais móveis e aplicativos relacionados, WeChat, etc., para obter tratamento auxiliar de doenças e promover a e reabilitação mental. Preste atenção ao médico-paciente comunicação e acompanhamento, bem como a coleta, resumo, análise dos dados de diagnóstico e tratamento em uma ordem oportuna e integral.

Ⅱ Métodos de intervenção em acupuntura e moxabustão

Ⅰ Intervenção de acupuntura e moxabustão durante a fase de observação médica (casos suspeitos)

Objetivo: estimular o Qi vital e as funções pulmonares e baço e dissipar, separar e remover os patógenos da pestilência, para melhorar a defesa das vísceras contra os patógenos.

Pontos principais: (1) Fengmen (BLl2), Feishu (BLl3), Pishu (BL20); 2) Hegu (LI4), Quchi (LI11), Chize (LU5), Yuji (LU10); (3) Qihai (CV6), Zusanli (ST36), Sanyinjiao (SP6); Para cada vez, selecione 1-2 pontos em cada grupo de pontos de acupuntura.

Pontos correspondentes: sintomas combinados com febre, garganta seca, seca tosse, partida com Dazhui (GVl4), Tiantu (CV22), Kongzui (LU6); sintomas combinados com náusea e vômito, fezes soltas, gordura na língua revestimento de pulso oleoso e macio (encharcado), combine com Zhongwan (CVl2), Tianshu (ST25), Fenglong (ST40); sintomas combinados com fadiga, fraca e inapetência, partida com Zhongwan (CVl2), os 4 pontos em torno do umbigo (1 polegada de cada lado do umbigo), Pishu (BL20); sintomas combinados com coriza clara, dor no ombro e nas costas, língua pálida e branca, pulso lento, combine com Tianzhu (BLl0), Fengmen (BLl2), Dazhui (GVl4).

 

Ⅱ Intervenção de acupuntura e moxabustão durante a fase de tratamento clínico (casos confirmados)

Objetivo: estimular o Qi vital do pulmão e do baço, proteger o vísceras e reduzir os danos, dissipar o perverso dos patógenos e “Reforçar a terra para gerar metal / ouro”, para parar a tendência do doença, aliviar o clima, aumentar a confiança para superar a doença.

Principais pontos de acupuntura: (1) Hegu (LI4), Taichong (LR3), Tiantu (CV22), Chize (LU5), Kongzui (LU6), Zusanli (ST36), Sanyinjiao (SP6); (2) Dazhu (BLll), Fengmen (BLl2), Feishu (BLl3), Xinshu (BLl5), Geshu (BL17); (3) Zhongfu (LU1), Danzhong (CVl7), Qihai (CV6), Guanyuan (CV4), Zhongwan (CVl2); para tratar casos leves e gerais, para cada vez, selecione 2 3 pontos principais no grupo (1) e (2); para tratar casos graves, selecione 2-3 principais pontos no grupo (3).

Pontos correspondentes: sintomas combinados com febre de longa data, correspondência com Dazhui (GVl4), Quchi (LI11); ou sangramento na ponta da orelha e na ponta dos dedos; sintomas combinados com aperto no peito, falta de ar, coincidem com Neiguan (PC6), Lieque (LU7); ou Juque (CVl4), Qimen (LR14), Zhaohai (KI6); sintomas combinados com tosse catarro, combinam com Lieque (LU7), Fenglong (ST40), Dingchuan

(EXB1); sintomas combinados com diarréia, fezes soltas, correspondência com Tianshu (ST25), Shangjuxu (ST37); sintomas combinados com tosse com catarro pegajoso e / ou amarelo, constipação, combine com Tiantu (CV22), Zhigou (TE6), Tianshu (ST25), Fenglong (ST40); sintomas combinados com febre baixa, febre escondida ou mesmo sem febre, vômito, fezes soltas, língua pálida ou rosa pálida com branco revestimento oleoso, combine com Feishu (BLl3), Tianshu (ST25), Fujie (SPl4), Neiguan (PC6).

Ⅲ Intervenção em acupuntura e moxabustão durante convalescença

Objetivo: remover vírus residuais, restaurar a vitalidade, reparar funções de vísceras como pulmão e baço.

Pontos principais: Neiguan (PC6), Zusanli (ST36), Zhongwan (CVl2), Tianshu (ST25), Qihai (CV6).

  1. Deficiência de Qi do pulmão e do baço: sintomas como falta de respiração, fadiga, falta de apetite e vômito, distensão do estômago, falta de força para defecar, fezes soltas, língua levemente gordurosa com gordura branca Revestimento. Para aqueles com sintomas óbvios, como aperto no peito, falta de ar, combine com Danzhong (CVl7), Feishu (BLl3), Zhongfu (LU1) Para aqueles com sintomas óbvios do baço e do estômago, como

indigestão e diarréia, combine com Shangwan (CVl3), Yinlingquan (SP9).

  1. Deficiência de Qi e Yin: sintomas como fraqueza, boca seca, sede, palpitações, transpiração excessiva, falta de apetite, febre baixa ou inexistente, tosse seca com pouco catarro, língua seca com menos saliva, pulso fino ou fraco. Para aqueles com fraqueza óbvia e falta de ar, combine com Danzhong (CVl7), Shenque (CV8). Para aqueles com óbvia boca seca e sede, jogo com Taixi (KI3), Yangchi (TE4). Para aqueles com palpitações óbvias, combine com Xinshu (BLl5), Jueyinshu (BL14). Para aqueles com excesso suor, partida com Hegu (LI4), Fuliu (KI7), Zusanli (ST36). Para aqueles com insônia, partida com Shenmen (HT7), Yintang (GV29), Anmian (EX), Yongquan (KI1).
  2. Deficiência de pulmão e baço, estase de catarro bloqueando a meridianos: sintomas como aperto no peito, falta de ar, desinclinação de falar, fadiga, sudorese quando em movimento, tosse com ca tarro e catarropele seca escamosa e bloqueada, fadiga mental, falta de apetite etc., combinam com Feishu (BLl3), Pishu (BL20), Xinshu (BLl5), Geshu (BL17), Shenshu (BL23), Zhongfu (LU1), Danzhong (CVl7). Para aqueles com catarro bloqueado, combine com Fenglong (ST40) e Dingchuan (EXB1).

Acupuntura e operação de moxabustão: De acordo com o ambiente de implementação e requisitos de GErenciamento, escolha como apropriado.

Durante as fases acima, recomenda-se que a escolha de usar apenas acupuntura ou moxabustão, ou combinar ambos, ou combinado com aplicação de pontos de acupuntura, acupuntura auricular, injeção de pontos de acupuntura, raspagem, massagem pediátrica, acupressão etc. devem ser feitas de acordo com as situação. A acupuntura deve ser manipulada com reforços leves e método de redução. As agulhas devem ser deixadas em cada ponto por 20 a 30 minutos; quanto à moxabustão, em cada ponto por 10 a 15 minutos. O tratamento deve ser aplicado uma vez ao dia. Para operações específicas, consulte o manual nacional padrão de Manipulações Padronizadas de Acupuntura e Moxabustão e experiências clínicas.

Ⅲ Acupuntura domiciliar e intervenção com moxabustão sob a orientação de médicos

Para ajudar a prevenir e controlar a epidemia de COVID-19, enquanto reduzindo a saída, evitando a infecção cruzada, bloqueando a fonte de infecção e garantia de segurança, pacientes em quarentena domiciliar e alta do

hospital pode realizar acupuntura-moxabustão intervenção através de clínica online, orientação e popularização da ciência e educação, sob a orientação de profissionais.

Terapia de moxabustão: auto-moxabustão em Zusanli (ST36), Neiguan (PC6), Hegu (LI4), Qihai (CV6), Guanyuan (CV4), Sanyinjiao (SP6). Cada moxabustão leva cerca de 10 minutos.

Terapia de aplicação: aplique pasta quente de moxabustão ou aquecimento creme de moxabustão para aplicar em pontos como Zusanli (ST36), Neiguan (PC6), Qihai (CV6), Guanyuan (CV4), Feishu (BLl3), Fengmen (BLl2), Pishu (BL20), Dazhui (GVl4).

Massagem meridiana: use métodos como amassar, pressionar, esfregar, batendo, batendo no meridiano do pulmão e do coração do membro superior, baço e meridiano do estômago abaixo do joelho. 15-20 minutos para cada operação. Isto é apropriado ter dor na parte operada.

Exercícios tradicionais: escolha exercícios tradicionais apropriados, como como Yi Jin Jing (Clássico de Mudança de Músculo / Tendão), Tai Chi, Ba Duan Jin (Brocado de oito peças), Wu Qin Xi (exercício de cinco animais) etc., com base em situação de recuperação de alguém. Pratique uma vez por dia, 15 a 30 minutos de cada vez.

Saúde mental: ajuste as emoções. Pode ser usado com auricular pontos, moxabustão, massagem, dieta medicamentosa, chá de ervas, banho de ervas, música e outros métodos para relaxar física e mentalmente, aliviar ansiedade ou para ajudar a dormir.

Banho de pés: selecione ervas chinesas com a função de dissipar o vento e calor, eliminando patógenos. Tome nepeta, absinto, hortelã, houttuynia, folha de indigowoad, eupatorium fortunei, acorus tatarinowii, polygonum flaccidum, radix curcumae, cravo, 15g cada, juntamente com 3g de borneol para faça uma decocção. Despeje a decocção em um banho de pés, adicione um pouco de calor água, espere até que esfrie até 38 ~ 45 ℃, deixe de molho por cerca de 30 minutos.

Esta orientação é formulada pelo grupo de especialistas da China Associação de Acupuntura-Moxabustão.

Conselheiros: Shi Xuemin, Tong Xiaolin, Sun Guojie

Chefe do grupo de especialistas: Liu Baoyan, Wang Hua.

Membro do grupo de especialistas: Xiaochun Yu, Wu Huanyu, Gao Shuzhong, Wang Linpeng, Fang Jianqiao, Yu Shuguang, Liang Fanrong, Ji Laixi, Jing Xianghong, Zhou Zhongyu, Ma Jun, Chang Xiaorong, Zhang Wei, Yang Jun, Chen Rixin, Zhao Jiping, Zhao Hong,

Zhao Baixiao, Wang Fuchun, Liang Fengxia, Li Xiaodong, Yang Yi, Liu Weihong, Wen Biling.

Traduzido pelo Secretariado da Federação Mundial de Acupuntura Sociedades de Moxabustão




NOS ACOMPANHE
NAS REDES SOCIAIS